Histórico da Exegese Teológica; A bíblia e a metodologia exegética; Estudo da exegese da Lei, dos Livros Proféticos, da Literatura sapiencial e da mensagem dos Profetas; O uso do AT no NT; Erros hermenêuticos mais frequentes.



Necessidade da Exegese Teológica; Metodologia exegética; Introdução a exegese do NT; Os escritos narrativos, as epístolas e o apocalipse; Temas da pregação do NT na escritura do AT.



Reflexão sobre diversos temas filosóficos. Origens e fontes da filosofia no Ocidente.



Elementos para a expressão escrita e oral. Vocabulário, leitura, análise e produção de texto. 


Introduzir ao aluno as noções básicas da gramática da língua hebraica, subsidiando-o para a tradução e interpretação do texto bíblico. Não se trata de um curso de língua hebraica, mas de um curso introdutório ao hebraico bíblico necessário à tradução das escrituras.



Introdução ao estudo da gramática elementar da língua grega (côine) com ênfase especial ao vocabulário, morfologia e princípios de sintaxe, com vistas à leitura do Novo Testamento grego.



História e metodologia da Teologia do AT; Estudo dos elementos que compõe a Teologia do AT - Deus, Eleição, Aliança, Lei, Adoração, Sacrifício, Homem, Pecado, Salvação e Escatologia; Estudo de diferentes pontos de partida para elaboração de uma teologia do NT; Aprofundamento das teologias dos evangelhos Sinóticos, Joanino, Paulino e das demais testemunhas literárias neo-testamentárias.


Estudo da trindade divina, de Deus e de seus atributos; Estudos das doutrinas de Cristo e do Anjos; Estudo da doutrina do pecado e da antropologia bíblica; Estudo de eclesiologia, doutrina da salvação e escatologia.